ATENÇÃO! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Aceitar

nova exposição de olaria e cerâmica artesanal

Nesta nova exposição vamos ter dois artistas, artesões, que vão ocupar o espaço dedicado às exposições na Mercearia Bio Café de Lagos.

A Vanessa Carrasco, nascida em Lisboa, que em 2020, começou a dedicar-se àquela que era até então uma paixão: a cerâmica.

 

O gosto e a curiosidade pela cerâmica, por moldar peças com as suas próprias mãos, é algo que esteve muitos anos à espera de ser validado. Finalmente, em 2020, com tanto tempo passado em casa e a necessidade de criar momentos e coisas diferentes, foi a altura certa para encomendar um bloco de barro e pôr as mãos na massa. A experiência foi tão gratificante que, pouco tempo depois, foi fazer aulas.

 

A vontade de fazer peças diferentes, de experimentar e aventurar-se nesta área, levou-na a criar, no início de 2023, a Sarâmica . Os materiais nacionais são a sua primeira opção, porque é importante a valorização da indústria portuguesa e a minimização da pegada ecológica.

 

A marca tem como descrição “Cerâmica com intenção”, porque a principal motivação do ceramista é a criação de peças que vêm intencionalmente acrescentar algo a um simples momento do dia a dia de quem as usa. Seja pelos formatos irregulares e únicos das peças, seja pela mensagem que possa ter gravada.


O Cristiano Christillin nasceu em Turim, Itália, onde frequentou a faculdade de arquitetura de Turim e fez vários cursos de design gráfico e fotografia.

 

Trabalhou como fotógrafo de arquitetura em vários países colaborando com diversas revistas de arquitetura e design. Em 2007 mudou-se para Portugal e em 2017 radicou-se no Algarve.

 

O artesanato sempre foi um foco de interesse muito forte. Os primeiros contactos com a arte da olaria aconteceram em Itália, mas foi em Portugal que começou verdadeiramente a aprender técnicas tradicionais da olaria, primeiro com vários mestres oleiros e depois como autodidata.

 

A sua área de interesse é principalmente a olaria tradicional e utilitária. O conceito principal que sustenta o seu trabalho é o da recuperação e conservação das técnicas tradicionais do trabalho manual, entendidas como uma riqueza cultural que deve ser preservada e levada para frente, não só ao nível de produção de objetos decorativos mas também e sobretudo de objetos de uso cotidiano, proporcionando as qualidades físicas e químicas do barro natural, para que o trabalho artesanal possa voltar a ser não apenas uma gravação mas novamente parte da vida cotidiana das pessoas.

 

A exposição estará patente a partir do dia 07 de outubro, na Mercearia Bio Café de Lagos. Visite-nos!

Destaques

cartão freguês - farinhas

Para os aderentes do Cartão Freguês da Mercea...

Ler Artigo
Receitas

Pastéis de couve-flor

ingredientes para os pastéis: 400 gra...

Ler Artigo

Saiba mais

sobre a sua encomenda

282 476 686(Chamada para rede fixa nacional)
Livro de Reclamações
© mercearia bio 2024, todos os direitos reservados