zero waste - manteiga
Faz duas semanas que uma promotora de supermercado meu deu a provar um novo leite vegetal que tinha saído. Era de amêndoa, avelã, caju e noz e, de facto, era mesmo muito bom mas também excessivamente doce.
Para terem uma noção, com aquele simples pacote de leite (e outras asneiradas que fazemos durante o dia) é facílimo excedermos a dose de açúcar diária recomendada.
Não perdi a oportunidade e decidi recriá-lo em casa.
Para tal, da noite para o dia, demolhei 1 chávena de frutos secos (os mesmos usados no outro leite que ficou melhor na prateleira do supermercado ) em água e deixei no frigorífico.
Hoje de manhã, descartei essa água (para as plantinhas) e triturei os frutos com outras 3 chávenas de água. Adicionei uma pedrinha de sal e uma fatia fininha de pasta de tâmaras biológicas que comprei na @merceariabio.pt
Como entrámos, e bem, na era de reduzir o desperdício alimentar, esta receita recicla tudo.
Assim, o granulado de frutos que foi coado do líquido vai servir de farinha para uns bolinhos ou umas bolachas. Basta, então, levarem esse granulado ao forno a secar, até virar uma farinha (e bem rica que é).
Sinceramente o preço do leite vegetal de supermercado e deste, feito em casa, deve ser muito semelhante. Mas o importante aqui é o facto de ser muito mais natural, terem a certeza do que contém e ainda reduzirem no açúcar (que é o nosso maior inimigo, as bactérias adoram-no).
E com a "farinha" que sobrou fiz esta manteiga de frutos secos (para reduzir o desperdício alimentar) :
Do granulado que sobrou da bebida vegetal, fez-se uma manteiga de mix de frutos secos.
Para tal, trituei por uns 10 minutos, num robot de cozinha, a mistura que tinha sido previamente torrada.
Adicionei uma pitada de sal e um noz de óleo de cocô prensado a frio.
Conservar no frigorífico e usar em torradas, tostas, para barrar peitos de frango ...
cartão freguês - flocos, granola e muesli
Para os aderentes do Cartão Freguês da Mercea...
Ler Artigo